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Quer aumentar suas vendas? Invista nas fotos dos seus produtos

Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Já ouviu este ditado? Provavelmente sim. E deve concordar que é|a mais pura verdade. Se não acredita nisto, leia esta palavra: sorvete. Bem , você sabe o que é um sorvete. Só que ter lido a palavra agora não teve nenhum impacto em você. No máximo veio a imagem de um em sua mente. A maioria das pessoas visualizam aquele sorvete clássico, de casquinha com uma bola no topo.

Agora vamos fazer algo diferente. Clique aqui e VEJA um sorvete.

Mudou alguma coisa? Provavelmente deu até água na boca. E se você gosta muito ou é fanático por sorvetes, deve estar plarejando ir (ou já foi) comprar um .

Percebeu a diferença? Imagens provocam sensações, emoções e até mudanças fisiológicas. Em se tratando de ecommerce  imagens provocam e aumentam as vendas.

Porque imagens geram vendas

Pense bem: uma loja virtual  já enfrenta muitas desvantagens  em relação a uma loja física no que se refere a tornar o comprador encantado pelo produto: na loja física o consumidor pode , além de ver o que deseja,  de acordo com o tipo do produto, pega-lo, sentir sua textura,  ouvir o som que ele produz , sentir seu cheiro, até mesmo degustar uma amostra. Em geral,a única coisa que ele pode fazer na loja virtual é VER O PRODUTO. Então por que abrir mão desta única possibilidade ou vantagem?

O seu site pode ser lindo, bem estruturado, rápido, de fácil navegação, responsivo, enfim, ser um excelente site, mas

o que o seu cliente mais deseja  é ver o produto que ele quer comprar.

Pesquisas demonstram que 26,9% dos consumidores online compram por impulso , ou seja, são suscetíveis a estímulos que os levem a comprar, como promoções não esperadas e uma boa imagem que desperte o interesse na compra.

Mais fotos, menos devoluções

As imagens não só aumentam o número de vendas, como reduzem o número de reclamações e devoluções de produtos. Muitos consumidores ao receberem os produtos comprados online devolvem por que não eram exatamente o que imaginavam (olha a palavra imagem aí  ). Ou seja, talvez a descrição ou nome do seu produto pode ser parecido com outro de características semelhante e seu cliente pode ter se enganado, ou talvez alguma característica imaginada por ele não foi atendida: brilho, cor, tamanho ou outras. Você não quer correr este risco, concorda ?

Agora que você está ciente da importância das imagens, surge uma pergunta importante: como deve ser a qualidade e as características desta imagem?

Como devem ser as fotos para um ecommerce

Características

1 – Fundo branco ou transparente

Acesse 10 lojas virtuais diferentes e verá algo comum a todas ou a 90% delas: Fotos com fundo branco. Logo, deve haver um motivo importante para isto. E há: foco. Quando o fundo é branco a atenção fica única e exclusivamente no produto, afinal não haverá nada atrás dele para desviar a atenção do comprador.

O fundo branco oferece mais uma vantagem: torna muito mais fácil criar uma imagem com fundo transparente , usando um programa gráfico, como o photoshop.

Isto significa que a cor de fundo da imagem será sempre a cor de fundo do seu site. Veja abaixo 2 exemplos.

Foto com fundo branco

Veja como fica uma imagem com fundo branco num site com fundo branco também.

fundo branco

Agora a mesma foto, porém a cor de fundo do site agora é vermelha.

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Foto com fundo transparente 

Exibida num site com fundo branco

fundo branco

Agora num site com fundo vermelho

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Conclusão: A melhor opção é que as fotos tenham o fundo transparente. Assim caso decida mudar a cor de fundo do site, ou se ele já não for branco, a foto não ficará parecendo um quadro, com uma moldura branca em volta. Existem diversos aplicativos que pode utilizar para tornar o  fundo das fotos transparente : pixrl, photoshop e muitos outros. Vou indicar um:

Online Image Editor – É um aplicativo online. Você não precisa instalar nada no seu computador. Está em inglês, mas verá no topo da janela Um seletor de idiomas. Então é só mudar para português. Saiba como utilizar .

2 – Tamanho  e layout ideais

No mundo real costumamos medir o tamanho dos objetos em centímetros, e em alguns casos em metros . No mundo virtual a medida mais usada para imagens são os pixels.

O que é um pixel ? De forma simplificada , pixel é um ponto. Logo , as imagens digitais são formatadas pela união  de pontos coloridos. Um exemplo para você entender melhor:

Imagine que você queira formar um quadrado usando bolas de gude em cima de uma superfície branca. E você tem disponível 20 bolinhas. A primeira coisa a fazer é a moldura, colocando 5 bolinhas na horizontal . Depois 4 na vertical, na parte de cima, formando um ângulo de 90 graus. Depois o mesmo do outro lado e embaixo. Pronto  está formado um quadrado oco, de 14 bolinhas. Sobram 6. Coloque-as no interior vazio do quadrado . Agora você tem um quadrado cheio. Veja como ficaria:

Bolinhas-de-Gude-Coloridas

Agora vamos considerar cada bolinha como um pixel. Esta imagem então tem 5 x 4 pixels (5x 4) ou um total de 20 pixels. Nos aplicativos de imagem ao verificar o tamanho dela será informado que a resolução é de 5 x 4 pxl (ou pixels). Ficou claro agora? Esta é apenas uma forma lúdica de se entender o que são pixels. Caso queira se aprofundar mais no tema clique aqui (pixels) , e   aqui (resolução).

As fotos não devem ser muitos pequenas, pois não  permitirão aos clientes verem detalhes do produto,  nem muito grandes, pois ficarão lentas para serem carregadas para o site, e principalmente para serem exibidas .

Recomendo o mesmo tamanho de largura e altura.Mas isto não é uma regra.Mas para melhor estética do site todas devem ter o mesmo tamanho.

Recomendamos 2 possíveis tamanhos:

800x800px ou 1200x1200px, ou dentro desta faixa ou seja, não menor que 800x800px nem maior que 1200x 1200px.

Mas Carlos, como vou saber o tamanho da foto da meu produto? 

Uma das formas é utilizando o gerenciador de arquivos do seu computador ou celular.  Por exemplo,  no windows você pode fazer isto usando o MEU COMPUTADOR  ou o WINDOWS EXPLORER. Veja 2 formas de se fazer isto, clique aqui para ver a primeira  . Outra forma é clicar com o botão direito do mouse no nome do arquivo e depois em Propriedades .

Poderá  ainda usar um editor de imagem para consultar o tamanho e também para redimensionar ou ajustar o tamanho. Clique aqui e veja como redimensionar uma imagem usando o online editor.

Tirar as fotos ou baixar da internet?

 Depende. Um dos fatores a ser levado em conta ao tomar esta decisão é o grau de exclusividade do produto. Se é uma produção própria, como alimentos , artesanatos, roupas , etc. não resta dúvida que devem ser fotos também próprias. Se você utilizar fotos de produtos parecidos com o seu, corre o risco do cliente perceber a diferença , sentir-se enganado e querer devolver o produto.

Caso o produto seja de terceiros, como refrigerantes, celulares ,tênis, etc, na maioria dos casos encontrará excelentes fotos no site do fabricante. Se não sabe o endereço , pesquise pelo nome da empresa no Google. Verifique também na embalagem da produto ou material promocional.

Uma outra forma é buscar pelo nome do produto no Google e clicar em IMAGENS.

tempFileForShare_2015-10-01-14-26-27Uma vantagem interessante oferecida pela ferramenta do Google é a possibilidade de estabelecer critérios para a pesquisa.  Entre estes critérios,  o tamanho  desejado.

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Informe 800 na altura e largura e confirme. Serão exibidas imagens com estas medidas exatas ou bem próximas.

Após escolher a imagem desejada, clique na imagem e em seguida em Ver imagem. Para finalizar clique na imagem com o botão direito da mouse e clique em Salvar Como e salve na pasta de sua escolha.

Dica: Caso esteja utilizando um computador com Windows, o melhor lugar para salvar as fotos é na pasta Documentos. Crie uma subpasta chamada produtos e  as salve lá. Ficará mais fácil ainda na hora de enviar as fotos para o site se criar uma subpasta para cada categoria de produto e salvar as fotos dos produtos na pasta da categoria as quais pertencem.

COMO TIRAR FOTOS DE QUALIDADE

 

Como expliquei acima, há casos em que deverá tirar fotos dos produtos que vende. Para isto , você pode contatar um fotógrafo profissional, ou você mesmo pode se aventurar nesta tarefa. Segue algumas dicas para te ajudar a realiza-la:

Reserve um cantinho em sua empresa ou residência que seja muito bem iluminado, e escolha uma posição que não gere sobras sobre o produto nem em volta dele. Se conseguir gerar alguma iluminação adicional  próxima e sobre o produto, melhor ainda.

Providencie uma mesa ou outro móvel sobre o qual possa colocar o produto a ser fotografado.

Utilize um lençol ou cartolina branca para cobrir a superfície sobre a qual o produto será colocado, bem como o fundo atrás do objeto.

foto produto

Tire de 3 a 5 fotos de vários ângulos do produto. O consumidor desejará ver o pronto de frente, de cima (diagonal) , por trás , do lado dentro  e de fora (nos que for possível e necessário fazer isto. Exemplo: bolsas e veículos) .

É interessante também ter fotos do produto em uso pelo seu público alvo. Isto ajuda ao comprador ter uma idéia real do tamanho do produto. E indiretamente ‘humaniza’ sua loja virtual. Não precisa ser uma foto de corpo inteiro do usuário do produto. Por exemplo se o produto for óculos, somente o rosto de alguém utilizando é o ideal.

 

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Agora que você já sabe a importância das fotos para o sucesso do seu negócio online , e também como conseguir fotos de quelidade e atraentes , iremos ver no próximo post como adicionar fotos à sua Loja virtual 247.

2 ideias sobre “Quer aumentar suas vendas? Invista nas fotos dos seus produtos

  1. admin Autor do post

    Olá Vanessa. Que bom que foi útil para você. Continue acompanhando nosso blog, pois vem muita coisa boa em breve sobre vendas, principalmente neste fim de ano. Um abraço.

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