99d5d16d0d56b4e47885ddf697f38988

Porque (e como) detalhar os ingredientes de um produto

A Loja 247 é um sistema versátil , pois pode ser usada por praticamente qualquer tipo de empresa que trabalha com a venda de produtos. Alguns recursos oferecidos são de uso geral, já alguns são exclusivos ou melhor aplicados  a certos tipos de atividades.

Iremos analisar agora um recurso que é de grande utilidade para empresas que produzem alimentos de consumo imediato , seja num local fixo, como restaurantes, ou as que os entregam a domicílio (delivery).

Estou me referindo a especificação , ou detalhamento, dos ingredientes principais que compõe o produto.  Ao se cadastrar um produto na Loja 247 pode ser feito um registro individual dos ingredientes.

Mas é  mesmo necessário ? E não dá muito trabalho?

Primeiro irei mostrar a importância de se fazer isto, e depois o como fazer.

Pense no sanduíche que mais gosta. Do que ele é feito? Com certeza consegue dizer quais são os ingredientes principais. Por exemplo , quem gosta do famoso x egg burger sabe que sem o pão , hamburger de boi , ovo ou queijo , o sanduíche perde sua identidade ou sabor característico .

Mas e para quem nunca comeu ou não conhece o sanduíche ? Só o nome não diz muita coisa , ou pelo menos não diz tudo. Então torna-se necessário que este detalhamento seja feito nos cardápios e nos sites onde o produto é vendido.

COMO INCLUIR OS INGREDIENTES

O primeiro passo é criar  uma categoria de produtos específica para os ingredientes.
Para isro acesse a Loja 247 e clique em categorias.

categorias

Clique em [ Nova ] , informe o nome da nova categoria Ingredientes e depois clique em [ Salvar ] .

O próximo passo é  incluir no cadastro de produtos os ingredientes que compõe seus produtos,  um a um. Para facilitar e agilizar o processo,  recomendo que se não possuir um cardápio já  impresso que contenha seus produtos principais com seus respectivos ingredientes,  que pegue uma folha de papel e anote o nome dos produtos e os ingredientes de cada um ao lado ou logo abaixo do nome.

Estando com o cardápio ou lista em mãos,  hora de incluir os ingredientes.  Primeiro cada ingrediente deve ser cadastrado como um produto individualmente.

Algumas observações importantes:

1 – Todos os ingredientes deverão ter a categoria  INGREDIENTES  selecionada;

2 – Se o ingrediente puder ser solicitado a mais pelo cliente e for cobrado por isto à parte, informe o valor a ser cobrado como preço do produto. Por exemplo, algumas lanchonetes ou deliverys permitem que seja acrescido ao sanduíche outros ingredientes, como um ovo;

3 – Informe o status COMPLEMENTO para todos os ingredientes adicionados.

Foto

IMPORTANTE : Fique atento para não cadastrar mais de uma vez o mesmo ingrediente. Embora produtos ou alimentos diferentes possam ter um ou mais ingredientes iguais, cada ingrediente deve ser incluído como produto uma única vez.

ADICIONANDO OS INGREDIENTES AOS PRODUTOS

Chegou a hora de ligarmos os produtos aos seus respectivos ingredientes.

O primeiro passo é cadastrar ( e salvar) o produto principal. Caso já tenha cadastrado, localize e edite e produto principal. Irei exemplificar o procedimento cadastrando os ingredientes de um sanduíche. O escolhido por mim é o X-egg bacon. Observe abaixo que já cadastrei o sanduíche, informando os dados necessários (nome, código, preço,etc.)

Foto

Agora irei informar que ingredientes ou complementos entram em sua composição.

Para isto desço até a parte inferior da mesma janela e clico no botão  [ Complementos ] .

Foto

Após clicar no botão será exibida a janela de complementos

Foto

O próximo passo é  procurar e adicionar os ingredientes.  Para isto, pesquiso pelo nome do ingrediente,  seleciono, informo a quantidade e clico em adicionar. Repito este procedimento até adicionar todos os ingredientes que fazem parte do sanduíche.

Pesquisa e adição :

Foto

Ingredientes adicionados:

Foto

Concluído a adição dos ingredientes do produto,  é so clicar em [ Fechar ] e salvar o produto.

Algumas empresas de delivery e até mesmo restaurantes e lanchonetes permitem  que o cliente solicite alterações nos ingredientes dos produtos solicitados.

É possível fazer isto no sistema e no momento da venda?

Sim. É o que irei abordar no próximo post.