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Black Friday x crise: Quem venceu ?

Sempre que se aproxima o final do ano, há uma grande expectativa no mundo econômico , principalmente entre os varejistas , sobre qual será o volume de vendas. E uma das datas mais aguardadas é , sem dúvida , a Black Friday.

Mas  por que a Black Friday é tão importante assim? O natal não é o periodo de compras mais aguardado pelos consumidores e pelos comerciantes?

Há 3 fatores que tornam a Black Friday muito relevante para o comércio :

  1. Serve como parâmetro ou ‘termômetro’ para o natal. Ou seja se ocorre um bom volume de vendas na Black Friday, a tendência é  que o mesmo ocorra no natal. O inverso também é verdade: Se as vendas na BF forem fracas, não espere um ‘milagre’ no natal;
  2. É a  melhor oportunidade para se zerar os estoques de mercadorias encalhadas, que estão  saindo de linha ou com baixo giro , liberando espaço físico para que possa trabalhar com os produtos ‘top de linha’ nas semanas seguintes e que antecedem ao natal;
  3. Aproximadamente 20% dos consumidores antecipam as compras do natal para a Black Friday , aproveitando os descontos especiais que são oferecidos.

Mas nosso país enfrenta uma forte crise econômica. Será que os resultados da Black Friday não foram afetados? Será que este ano não foi uma grande decepção ?

Antes de responder a estas perguntas, Irei responder a 2 outras que me fazem com frequência, e que talvez sejam suas dúvidas também :
  • Como surgiu a Black Friday?
  • Por que têm este nome esquisito?

Black Friday : a origem

Para conhecermos a origem da BF , voltaremos no tempo, mais especificamente à década de 60.

Nos Estados Unidos, há um feriado muito importante para o povo americano , chamado de Dia de Ações de Graças ( Thanksgiving Day). Neste feriado, observado como um dia de gratidão a Deus, as famílias se reúnem para orações e festas de agradecimento, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Este feriado é comemorado na quinta feira da quarta semana de novembro, o que corresponde a última quinta de novembro.

Até as décadas de 60 e 70 do século passado, era considerado inadequado, para muitos até pecado, o comércio americano começar a fazer promoções,  campanhas e anúncios de natal antes do Dia de Ações de Graças.  E os comerciantes não gostavam muito disto, pois tinham que esperar até o final de novembro (menos de um mês para o natal), para começarem a lucrar com as vendas de fim de ano.
Então para tirarem o ‘atraso’ e começarem a vender de forma explosiva logo após o feriado ,que é  na quinta feira, passaram a criar mega promoções,  principalmente para o primeiro dia de ‘liberação’ das campanhas natalinas, que era a última sexta de novembro. E assim que começaram a fazer  isto, a resposta dos consumidores foi imediata.  Em muitas cidades, como na Filadélfia,  o dia já começava com muito tumulto e confusão.  O trânsito ficava uma loucura, filas se formavam nas portas das lojas antes mesmo delas abrirem. A polícia local tinha que trabalhar em dobro para manter a ordem. E foram eles que passaram a chamar este dia tumultuado de ‘sexta-feira negra ‘ , que no idioma deles é Black Friday.

Com o tempo, e principalmente com a chegada do comércio eletrônico,  a prática comercial de fazer super promoções na última sexta de novembro se espalhou por todo os Estados Unidos, sendo adotada até  por outros países,  como o Brasil.

Não temos o Dia de Ações de Graças,  mas a Black Friday já  é nossa e veio para ficar.

A Black Friday venceu a crise ou foi engolida por ela?

Agora você está ciente do importância da BF e conhece sua origem. Chegou a hora de saber se este ano em especial ela foi forte o suficiente para superar a onda de pessimismo do mercado .

Contra fatos não há argumentos. O que dizem os números? Vejamos:

Faturamento geral: R$ 1,60 bilhão . No ano anterior o faturamento foi de R$ 1,16 bilhão . Ou seja , um fantástico crescimento de mais de 38%.

O número de vendas registradas foram de 2,77 milhões . Isto significa que, em média, o valor de cada venda individual (ticket médio) foi de R$ R$ 580,00 .

Veja este e outros dados da Black Friday deste ano no gráfico abaixo:
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Não resta dúvida,  a Black Friday ganhou da crise, e de goleada.

Mas Carlos, como isto é possível. As vendas no varejo está caindo mês a mês,  e minhas vendas também não aumentaram na Black Friday. Então como estas empresas faturaram tanto?

Existe um segredo para isto. E ele se chama e-commerce.

As vendas online estão em crescimento crescente aqui no Brasil , mesmo com a crise no mundo ‘real’.

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E é  justamente online que os consumidores vão buscar as melhores promoções e realizam o maior volume de compras da Black Friday.

Por exemplo, vimos acima que o volume  vendas na BF foi de R$ 1,6 bilhão , destes 1,07 bilhão  de reais foram transferidos online (67%). Foram registrados 1,85 milhões de pedidos nas lojas virtuais de todo o país.
O que esta Black Friday, assim como as anteriores comprovou é  que as empresas que lucraram mais foram as que tinham uma presença online bem estabelecida e estratégias bem definidas e de eficácia comprovada.
A Black Friday 2015 , por melhor que tenha sido, já é passado. Mas o natal,  ainda não.  E assim como na Black Friday, as vendas online irão superar a do ano anterior.  E o que você pode fazer para que sua empresa garanta uma boa fatia deste faturamento bilionário?

Que estratégias e ações devem ser implementadas desde já para que sua empresa seja notada , e até mesmo procurada pelos consumidores na internet?

Brevemente iremos responder a estas perguntas aqui em nosso blog.
estoque

Controle de Estoque? Veja como fazer (ou não)

Um dos grandes desafios dos varejistas é controlar o estoque dos seus produtos. Este desafio aumenta quando a empresa passa a vender online . Isto porque o mesmo produto que está sendo vendido no balcão pode estar simultaneamente sendo vendido online , e caso este controle seja feito em sistemas separados , ou pior, caso não haja nenhum controle , pode-se criar uma situação constrangedora com o cliente , que não ficará muito satisfeito ao saber que o produto comprado não está disponível.

Para os clientes da Loja 247 este problema não existe. A atualização do saldo é feita automática e instantaneamente, assim que uma venda é concluída, não importando onde ela foi realizada: no site, balcão,  ou no caso dos restaurantes e pizzarias, nas mesas.

Mas como configurar e gerenciar o estoque na Loja247? É o que veremos a partir de agora.

Mas Carlos, eu acabei de contratar a Loja 247, e nunca fiz controle de estoque. Vai levar dias para eu fazer um inventário ou contagem dos meus produtos para poder lançar no sistema . Mas preciso começar a vender e registrar minhas vendas hoje. É possível  ? Sim. Veremos isto a seguir.

COMO LANÇAR VENDAS SEM CONTROLE DE ESTOQUE

Após selecionar um produto na janela de venda, é informado o preço  e a quantidade em estoque. Caso não tenha lançado o estoque inicial de produto  será informado 0 (zero) .

Skitch

Nesta ssituação,  se você tentar adicionar o produto na venda, verá a seguinte mensagem :

semEstoque

 Como resolver? Autorizando o sistema a permitir a venda de produtos sem estoque. Para isto, acesse o painel de trabalho da Loja 247 clique em CONFIGURAÇÕES .

Skitch(1)Depois Clique na Opção PRODUTOS e marque o  item Vender , mesmo sem estoque disponível   .

Esta solução deve ser utilizada em caráter temporário. O objetivo é que a utilize somente até conseguir fazer um inventário dos seus produtos e registrar no sistema, desta forma poderá usufruir dos benefícios acima citados.

SALDO INICIAL DO ESTOQUE  (INVENTÁRIO)

O primeiro passo para começar o gerenciamento de estoque é fazer uma contagem física e real dos seus produtos. Caso você não tenha planilha de estoque , poderá usar até mesmo um caderno ou folhas de papel ofício.

Uma observação importante : Caso sua empresa tenha uma linha enorme de produtos,  ou se você e sua equipe não possuir muito tempo disponivel, poderá  fazer o inventário do estoque  por etapas ou categorias.  Por exemplo , uma sapataria poderá num fim de semana levantar o estoque de calçados infantis, no outro fim de semana de calçados masculinos para adultos, no seguinte de feminino, e assim por diante. Uma loja que trabalha com bebidas pode tirar um dia para os refrigerantes,  outro para as cervejas,  etc.

Pegue as folhas que separou para o inventário e as divida em 5 colunas e em diversas linhas, onde cada produto ficará  em uma linha. As colunas terão  os seguintes títulos:

1- Código;

2- Nome;

3- Eq. Sistema;

4- Eq. Real,

5- Eq. Entrada .

A coluna 2 (nome) será a mais larga , ocupando cerca de 60% la largura da folha, e as demais , cerca de 10% cada. Veja abaixo um modelo da planilha com estas configurações:

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Não.  Eu não pedi meu filho de 5 anos para fazer a planilha.  Esta ‘bela’ letra é  minha mesmo. Resultado de anos escrevendo só  no teclado do computador ou na tela do smartphone.

Agora chegou a hora de alimentar a planilha com dados. Se você fez como a maioria dos usuários do sistema,  já deve ter cadastro os produtos e registrado vendas, mesmo sem estoque. Portanto,  iremos pegar os dados iniciais no próprio sistema. Para isto, acesse a Loja 247, e clique  no ícone PRODUTOS .

Em seguida clique em PESQUISA . Como no exemplo da nossa planilha a Categoria Bebidas,iremos selecionar esta categoria    e executar a pesquisa clicando em Procurar.

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Após  executar a pesquisa, serão mostrados alguns produtos da categoria selecionada:

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Na lista de produtos há 3 informações de cada produto  que iremos passar para a planilha: código,  nome e estoque no sistema.

Após passar os dados da listagem para a planilha,  ficaram faltando dados na coluna Estoque real e Estoque de entrada.

Estoque real corresponde a quantidade existente do produto na loja no momento do inventário .

Estoque de entrada será a soma do estoque real mais o  inverso do valor do estoque do sistema.Complicou um pouco? Vamos analisar um caso para você  entender melhor. Vamos analisar o estoque  da coca cola lata, que é  o primeiro  produto da listagem.

Observe na lista que o estoque da coca cola no sistema  é menos 46 (-46). Isto quer dizer que antes do inventário foram lançadas no sistema a venda de 46 unidades. Então  anotarei na planilha que o estoque no sistema é de -46. Ao fazer  a contagem física e real foram encontradas 14 unidades  no freezer, que é o que será anotado na coluna estoque real. O que informarei na coluna estoque de entrada? 60 , que é a soma de 14 (estoque real) mais 46 (valor inverso do estoque do sistema. que é -46). Mas porque o estoque que lançarei no sistema será 60 , e não 14? Porque no sistema o estoque está 46 negativo. Quando eu lançar a entrada de 60 unidades , ele irá subtrair dos 60 os 46 negativos, e o meu saldo na sistema ficará 14 , que é meu estoque real.Veja como ficou a planilha após eu apurar o estoque real dos produtos:

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Agora está  tudo pronto para eu entrar com o estoque no sistema.  E isto é  feito na janela de COMPRAS . Irei incluir uma compra ‘genérica’  . Para isto irei clicar em NOVA , para abrir uma nova compra. Depois criar um fornecedor chamado ‘Diversos‘ , clicando em FORNECEDOR, e selecionar este fornecedor após a inclusão. E finalmente adicionar os produtos com seus respectivos estoque de entrada .

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Para finalizar , vamos consultar o estoque do sistema. Deverá ser o mesmo da coluna estoque real da planilha. Ao consultar novamente a lista de produtos da categoria Bebidas , os seguintes dados são exibidos:

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Está tudo certo. O sistema agora está com o saldo de estoque igual ao estoque real da loja.

Agora é  só  manter a movimentação normal lançando todas as compras e vendas no sistema,  e seu estoque estará sempre atualizado.

Assim que atualizar o estoque de todos os produtos  , Acesse o módulo CONFIGURAÇÕES , clique em Produtos , e desmarque o item Vender, mesmo sem estoque disponível , salvando em seguida. 

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PRODUTOS SEM CONTROLE DE ESTOQUE

Toda regra tem exceção, e o mesmo se aplica ao controle de estoque.  Nem todo produto deve ter seu estoque controlado, ou por não haver necessidade ou por uma decisão interna da empresa. Por exemplo,  empresas que produzem e vendem produtos de consumo imediato  , como fastfoods e restaurantes,  não controlam estoques da sua produção . Ou conhece alguma lanchonete que faz estoque de hamburger? Caso sim, não recomendo lanchar lá ☺. Entretanto,  estas empresas usam a Loja 247 para fazer vendas. Como fazer então para que não haja bloqueio por falta de saldo em estoque? É simples.  Basta acessar o cadastro de produtos,  localizar e editar o produto desejado, e marcar o item Não Controlar Estoque  , salvando em seguida.

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 Espero ter respondido todas as suas dúvidas sobre como gerenciar estoque na Loja 247 . Cara tenha mais alguma dúvida, poste em nossa página , no Facebook, e o mais breve possível sua pergunta será respondida .

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Como enviar fotos dos produtos para sua loja virtual

No post anterior mostrei a importância das fotos para o sucesso de um ecommerce, bem como dei dicas de como baixar fotos e tirar as suas próprias. Agora veremos como enviar as fotos obtidas para o seu site.

O envio das fotos   é feito através da Loja 247:

  1. Acesse o painel de trabalho e clique em Produtos;
  2. Localize e edite o produto desejado ;
  3. Desça até o final da página e clique no primeiro botão vermelho escrito Foto ;
  4. Localize a pasta onde estão as fotos e dê um duplo clique na imagem correspondente ao produto que está sendo editado.

Você pode adicionar mais 2 outras fotos clicando nos 2 botões de fotos seguintes e repetindo os procedimentos acima.

O vídeo abaixo exemplifica este procedimento:

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Quer aumentar suas vendas? Invista nas fotos dos seus produtos

Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Já ouviu este ditado? Provavelmente sim. E deve concordar que é|a mais pura verdade. Se não acredita nisto, leia esta palavra: sorvete. Bem , você sabe o que é um sorvete. Só que ter lido a palavra agora não teve nenhum impacto em você. No máximo veio a imagem de um em sua mente. A maioria das pessoas visualizam aquele sorvete clássico, de casquinha com uma bola no topo.

Agora vamos fazer algo diferente. Clique aqui e VEJA um sorvete.

Mudou alguma coisa? Provavelmente deu até água na boca. E se você gosta muito ou é fanático por sorvetes, deve estar plarejando ir (ou já foi) comprar um .

Percebeu a diferença? Imagens provocam sensações, emoções e até mudanças fisiológicas. Em se tratando de ecommerce  imagens provocam e aumentam as vendas.

Porque imagens geram vendas

Pense bem: uma loja virtual  já enfrenta muitas desvantagens  em relação a uma loja física no que se refere a tornar o comprador encantado pelo produto: na loja física o consumidor pode , além de ver o que deseja,  de acordo com o tipo do produto, pega-lo, sentir sua textura,  ouvir o som que ele produz , sentir seu cheiro, até mesmo degustar uma amostra. Em geral,a única coisa que ele pode fazer na loja virtual é VER O PRODUTO. Então por que abrir mão desta única possibilidade ou vantagem?

O seu site pode ser lindo, bem estruturado, rápido, de fácil navegação, responsivo, enfim, ser um excelente site, mas

o que o seu cliente mais deseja  é ver o produto que ele quer comprar.

Pesquisas demonstram que 26,9% dos consumidores online compram por impulso , ou seja, são suscetíveis a estímulos que os levem a comprar, como promoções não esperadas e uma boa imagem que desperte o interesse na compra.

Mais fotos, menos devoluções

As imagens não só aumentam o número de vendas, como reduzem o número de reclamações e devoluções de produtos. Muitos consumidores ao receberem os produtos comprados online devolvem por que não eram exatamente o que imaginavam (olha a palavra imagem aí  ). Ou seja, talvez a descrição ou nome do seu produto pode ser parecido com outro de características semelhante e seu cliente pode ter se enganado, ou talvez alguma característica imaginada por ele não foi atendida: brilho, cor, tamanho ou outras. Você não quer correr este risco, concorda ?

Agora que você está ciente da importância das imagens, surge uma pergunta importante: como deve ser a qualidade e as características desta imagem?

Como devem ser as fotos para um ecommerce

Características

1 – Fundo branco ou transparente

Acesse 10 lojas virtuais diferentes e verá algo comum a todas ou a 90% delas: Fotos com fundo branco. Logo, deve haver um motivo importante para isto. E há: foco. Quando o fundo é branco a atenção fica única e exclusivamente no produto, afinal não haverá nada atrás dele para desviar a atenção do comprador.

O fundo branco oferece mais uma vantagem: torna muito mais fácil criar uma imagem com fundo transparente , usando um programa gráfico, como o photoshop.

Isto significa que a cor de fundo da imagem será sempre a cor de fundo do seu site. Veja abaixo 2 exemplos.

Foto com fundo branco

Veja como fica uma imagem com fundo branco num site com fundo branco também.

fundo branco

Agora a mesma foto, porém a cor de fundo do site agora é vermelha.

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Foto com fundo transparente 

Exibida num site com fundo branco

fundo branco

Agora num site com fundo vermelho

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Conclusão: A melhor opção é que as fotos tenham o fundo transparente. Assim caso decida mudar a cor de fundo do site, ou se ele já não for branco, a foto não ficará parecendo um quadro, com uma moldura branca em volta. Existem diversos aplicativos que pode utilizar para tornar o  fundo das fotos transparente : pixrl, photoshop e muitos outros. Vou indicar um:

Online Image Editor – É um aplicativo online. Você não precisa instalar nada no seu computador. Está em inglês, mas verá no topo da janela Um seletor de idiomas. Então é só mudar para português. Saiba como utilizar .

2 – Tamanho  e layout ideais

No mundo real costumamos medir o tamanho dos objetos em centímetros, e em alguns casos em metros . No mundo virtual a medida mais usada para imagens são os pixels.

O que é um pixel ? De forma simplificada , pixel é um ponto. Logo , as imagens digitais são formatadas pela união  de pontos coloridos. Um exemplo para você entender melhor:

Imagine que você queira formar um quadrado usando bolas de gude em cima de uma superfície branca. E você tem disponível 20 bolinhas. A primeira coisa a fazer é a moldura, colocando 5 bolinhas na horizontal . Depois 4 na vertical, na parte de cima, formando um ângulo de 90 graus. Depois o mesmo do outro lado e embaixo. Pronto  está formado um quadrado oco, de 14 bolinhas. Sobram 6. Coloque-as no interior vazio do quadrado . Agora você tem um quadrado cheio. Veja como ficaria:

Bolinhas-de-Gude-Coloridas

Agora vamos considerar cada bolinha como um pixel. Esta imagem então tem 5 x 4 pixels (5x 4) ou um total de 20 pixels. Nos aplicativos de imagem ao verificar o tamanho dela será informado que a resolução é de 5 x 4 pxl (ou pixels). Ficou claro agora? Esta é apenas uma forma lúdica de se entender o que são pixels. Caso queira se aprofundar mais no tema clique aqui (pixels) , e   aqui (resolução).

As fotos não devem ser muitos pequenas, pois não  permitirão aos clientes verem detalhes do produto,  nem muito grandes, pois ficarão lentas para serem carregadas para o site, e principalmente para serem exibidas .

Recomendo o mesmo tamanho de largura e altura.Mas isto não é uma regra.Mas para melhor estética do site todas devem ter o mesmo tamanho.

Recomendamos 2 possíveis tamanhos:

800x800px ou 1200x1200px, ou dentro desta faixa ou seja, não menor que 800x800px nem maior que 1200x 1200px.

Mas Carlos, como vou saber o tamanho da foto da meu produto? 

Uma das formas é utilizando o gerenciador de arquivos do seu computador ou celular.  Por exemplo,  no windows você pode fazer isto usando o MEU COMPUTADOR  ou o WINDOWS EXPLORER. Veja 2 formas de se fazer isto, clique aqui para ver a primeira  . Outra forma é clicar com o botão direito do mouse no nome do arquivo e depois em Propriedades .

Poderá  ainda usar um editor de imagem para consultar o tamanho e também para redimensionar ou ajustar o tamanho. Clique aqui e veja como redimensionar uma imagem usando o online editor.

Tirar as fotos ou baixar da internet?

 Depende. Um dos fatores a ser levado em conta ao tomar esta decisão é o grau de exclusividade do produto. Se é uma produção própria, como alimentos , artesanatos, roupas , etc. não resta dúvida que devem ser fotos também próprias. Se você utilizar fotos de produtos parecidos com o seu, corre o risco do cliente perceber a diferença , sentir-se enganado e querer devolver o produto.

Caso o produto seja de terceiros, como refrigerantes, celulares ,tênis, etc, na maioria dos casos encontrará excelentes fotos no site do fabricante. Se não sabe o endereço , pesquise pelo nome da empresa no Google. Verifique também na embalagem da produto ou material promocional.

Uma outra forma é buscar pelo nome do produto no Google e clicar em IMAGENS.

tempFileForShare_2015-10-01-14-26-27Uma vantagem interessante oferecida pela ferramenta do Google é a possibilidade de estabelecer critérios para a pesquisa.  Entre estes critérios,  o tamanho  desejado.

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Informe 800 na altura e largura e confirme. Serão exibidas imagens com estas medidas exatas ou bem próximas.

Após escolher a imagem desejada, clique na imagem e em seguida em Ver imagem. Para finalizar clique na imagem com o botão direito da mouse e clique em Salvar Como e salve na pasta de sua escolha.

Dica: Caso esteja utilizando um computador com Windows, o melhor lugar para salvar as fotos é na pasta Documentos. Crie uma subpasta chamada produtos e  as salve lá. Ficará mais fácil ainda na hora de enviar as fotos para o site se criar uma subpasta para cada categoria de produto e salvar as fotos dos produtos na pasta da categoria as quais pertencem.

COMO TIRAR FOTOS DE QUALIDADE

 

Como expliquei acima, há casos em que deverá tirar fotos dos produtos que vende. Para isto , você pode contatar um fotógrafo profissional, ou você mesmo pode se aventurar nesta tarefa. Segue algumas dicas para te ajudar a realiza-la:

Reserve um cantinho em sua empresa ou residência que seja muito bem iluminado, e escolha uma posição que não gere sobras sobre o produto nem em volta dele. Se conseguir gerar alguma iluminação adicional  próxima e sobre o produto, melhor ainda.

Providencie uma mesa ou outro móvel sobre o qual possa colocar o produto a ser fotografado.

Utilize um lençol ou cartolina branca para cobrir a superfície sobre a qual o produto será colocado, bem como o fundo atrás do objeto.

foto produto

Tire de 3 a 5 fotos de vários ângulos do produto. O consumidor desejará ver o pronto de frente, de cima (diagonal) , por trás , do lado dentro  e de fora (nos que for possível e necessário fazer isto. Exemplo: bolsas e veículos) .

É interessante também ter fotos do produto em uso pelo seu público alvo. Isto ajuda ao comprador ter uma idéia real do tamanho do produto. E indiretamente ‘humaniza’ sua loja virtual. Não precisa ser uma foto de corpo inteiro do usuário do produto. Por exemplo se o produto for óculos, somente o rosto de alguém utilizando é o ideal.

 

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Agora que você já sabe a importância das fotos para o sucesso do seu negócio online , e também como conseguir fotos de quelidade e atraentes , iremos ver no próximo post como adicionar fotos à sua Loja virtual 247.

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Como ativar a Cielo como meio de pagamento

Este tutorial mostra detalhamente como contratar e ativar a Cielo como meio de pagamento.

1 – Conseguir o credenciamento da Cielo. Isto é feito através de um cadastro no site da Cielo.

Ao clicar no link acima, será aberta a janela de cadastro. Preencha os dados iniciais e clique em proseguir.

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Complete os novos dados solicitados e novamente clique em proseguir. 

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A próxima janela é a que contém informações do plano a ser contratado :

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Observe que há 3 níveis de plano , entretanto o inicial é auto selecionado. Se  necessário, no futuro ,  você poderá  fazer o ‘upgrade’ de plano.

Ainda nesta página é solicitado o endereço do seu ecommerce. Informe o domínio da sua loja virtual, e clique em prosseguir. 

Finalmente informe o endereço da empresa e os dados da conta bancária para recebimento do valor das vendas, já com os devidos descontos.

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Clique em Finalizar para concluir o Cadastro.
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Em alguns minutos receber á um email da Cielo com um número de protocolo para acompanhamento do processo de credenciamento, que segundo a Cielo, deve ser concluído em 5 dias.

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Caso não receba um novo email da Cielo confirmando seu credenciamento dentro deste prazo, envie um email para a Cielo (credenciamentoecommerce@cielo.com.br)  informando o número do protocolo e solicite agilidade no processo.

2 – Envio do formulário de cadastro – checkout Cielo

Assim que seu credenciamento é  aprovado, a Cielo enviará  um outro email, informando o seu número de cliente. Anexado ao email estará o formulário de cadastro – checkout Cielo . O formulário estará no formato doc (word). Você deverá editar o formulário,  preenche-lo e enviar anexo ao email que enviará de resposta à Cielo.

3 – Ative o Merchant ID

Em alguns dias receberá da Cielo o último email deste processo, no qual constará um código, chamado de Merchant Id . Você deverá então acessar acessar à Loja 247, clicar em CONFIGURAÇÃO , CIELO , e lá digitar  o código no campo aproriado, como no exemplo :

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4 – Configure as formas de pagamento

Para finalizar, inclua ou edite , caso já  tenha incluido, as formas de pagamento cartão de crédito e cartão de débito  , selecione a Cielo como intermediário / gateway de pagamento. Marque como disponível para o site.

Skitch

Salve as alterações feitas. Concluído o processo. Sua loja virtual já  pode receber pagamentos pela Cielo.

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Meios de pagamento online – Quais as opções e qual é o melhor?

Com o crescimento do comércio eletrônico  tornou-se também crescente a necessidade de  mais , melhores , mais fáceis , e o mais importante, mais seguros meios de pagamentos online. E hoje existem diversas empresas que oferecem esta modalidade de serviço. Mas quais as diferenças entre os serviços oferecidos?  Qual a melhor relação de custo / benefício?  Enfim, qual o melhor?

Estas não são perguntas fáceis   de responder . Até porque depende também do tamanho , tipo e volume de vendas da loja virtual que os contrata.

Mas irei te ajudar a chegar a esta conclusão. A partir de hoje irei postar semanalmente uma análise dos principais meios de pagamento, informando forma de contratação, custo ,taxas operacionais, modo de operação e outras informações necessárias de cada meio de pagamento. Irei incluir também o meio de pagamento na Loja 247 , então você poderá,  opcionalmente, contratar o meio de pagamento , ativar na sua loja virtual, e usar pelo tempo que desejar.

CIELO

Contratação

É feita em 2 etapas: 

1 – Preenchimento de cadastro para credenciamento no site da Cielo.

2 – Aprovado o credenciamento , em alguns dias a Cielo envia um email com um formulário a ser preenchido e retornado.

Clique aqui para maiores detalhes de como contratar a Cielo como meio de pagamento.

Custos

Ativação : R$ 72,90 *

Mensalidade: nenhuma, R$ 24,90 , R$ 49,90 ou R$ 69,90 , dependendo do plano *.

Taxas de desconto

Débito : 2,5%*
Crédito: 3,80%*
Crediário: 5,30%*
Parcelado 6x: 4,80%*

*Valores informados no site da empresa em 26.09.15 . Sujeitos a alteração em data posterior.

F2B

Contratação

É feita em 3 etapas: 

1 – Preenchimento de cadastro para credenciamento no site da F2B;

2 – Aguardar o retorno da F2B , que enviará um email , confirmando , ou não, a aprovação do cadastro.  sendo positivo , no email conterá um link de confirmação, que deverá ser clicado .

3 – Digitalizar documentos requeridos pela F2B e envia-los por email.

Clique aqui para maiores detalhes de como contratar a F2B como meio de pagamento.

Custos

Não é cobrado nenhuma mensalidade . Entretanto, a empresa oferece diversos serviços avulsos e opcionais , para os quais são cobradas tarifas pelo uso .

Taxas de desconto

As taxas são bem variadas. Dependem tipo de pagamento recebido e da quantidade dos recebimentos por tipo . Clique aqui para ver a tabela completa.

 

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Crie um titulo e descrição altamente eficazes

Ao acessar o módulo de gerenciamento de site da Loja 247, aparecem alguns campos a serem preenchidos: título e descrição.

Alguns usuários os tem deixado em branco ,ou os preenche sem muita atenção ou preocupação. Mas isto acontece porque ainda não sabem da grande importância destes campos. Para que você tenha uma idéia de sua relevância , o bom posicionamento do seu site no Google depende em grande parte do conteúdo deles. Ou seja, se estiverem em branco ou com um conteúdo inapropriado, será mais difícil alguém encontra-lo nas ferramentas de busca.

Mas Carlos , como podem ser tão importantes se o que eu escrevo lá sequer aparece no meu site?

Alguns clientes me fazem esta pergunta.

Ok, então o que eu devo escrever lá?

Irei responder agora estas duas perguntas.  Mas antes precisamos saber o que  são estes 2 itens.

Meta Tags

Já ouviu falar em meta tags? Apesar do nome  aparentemente feio, elas até que são legais e muito úteis . Elas são ‘etiquetas’ destinadas a fornecer informações sobre o site para as ferramentas de busca . Por este motivo não são exibidas para quem já está na página , mas para quem está procurando por ela.

Para que você possa entender melhor, imagine o seguinte. Você acaba de conhecer alguém que é um possível consumidor do seu produto , Você nota que a pessoa está interessada no que você vende , mas a pessoa está com pressa, e você tem apenas alguns segundos para se apresentar , e ainda passar os dados da sua empresa e do que você vende. Qual a melhor forma de se fazer isto? Se você  respondeu entregar um cartão de visita ao interessado , acertou ☺. Desta forma o interessado poderá entrar em contato quando for possível. Mas isto só vai funcionar  se o seu cartão de visitas contiver as seguintes informações básicas necessárias: seu nome eo da empresa, indicativo do tipo de produto comercializado ou do serviço prestado e os meios de contato.

Note que o cartão de visita é conciso , lá não tem a lista de produtos que você vende , mas deixa claro o tipo. Muitas vezes este indicativo está no nome da empresa. Exemplos : Padaria Rio Negro, Farmácia Sol Nascente. Se  o nome  não deixa isto claro, uma frase descritiva resolve o problema. Exemplo:
Tia Maria
Pães quentinhos 3x ao dia.

O seu cartão de visita contém as ‘meta tags’ do seu negócio. São um resumo dele. Da mesma forma , as meta tags funcionam como o cartão de visitas do site.

Por convenção, todo site deve ter no inicio de cada página as tags TITLE (titulo) e DESCRIPTION (descrição ). Quando alguém faz uma busca no Google, uma das coisas que ele verifica em seu índice  é quais sites aatendem ao critério pesquisado , e o primeiro lugar que o google verifica é no ‘ cartão de visitas’ do site ,   ou seja, nas tags titulo e descrição. Percebe agora como elas  são importantes?

Veremos agora o que colocar especificamente em cada uma das tags.

Titulo

O titulo deve conter o nome da empresa , e se este não indicar atividade principal  , ela também deve ser incluída . Outro item que deve ser adicionado é a área geográfica de cobertura da empresa. Por exemplo, se a empresa atende apenas a cidade sede, mencione o nome da cidade.

Descrição

A descrição deve conter um resumo das principais atividades e produtos oferecidos.

Evite colocar o telefone de contato.  Citar o telefone diminui o número de visitas no site. Algumas pessoas , em vez clicar no link e entrar no site, irão ligar e pedir as mesmas informações que já estão disponíveis online.

Para finalizar veremos um exemplo real de um titulo e descrição bem elaborados .

Cadastro na Loja 247 :

titulo e descrição

 

 

 

 

 

 

Resultado de pesquisa no Google por ‘ ração ‘.

titulo e descrição

 

 

 

 

 

 

 

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redirection-urls

Como redirecionar outro domínio para sua loja virtual

Quando o serviço de loja virtual da Loja 247 é contratado, é gerado automaticamente o domínio da loja, no formato www.nomedaloja.loja247.com.br. Entretanto ,nada impede que o cliente do serviço registre outro(s)   domínio (s), ou os que já  tinham domínios os apontem para o domínio da sua loja virtual atual.

Existem algumas formas de realizar este procedimento.  Veja abaixo quais são elas:

1 – Domínios registrados e já hospedados em algum provedor

O redirecionamento poderá ser feito por meio de programação. Se você não tem conhecimento programação web, solicite ao responsável pela manutencão do site ou hospedagem que faça um dos procedimentos abaixo:

Redirecionamento por html

Deverá ser criado no diretório raiz do site , um arquivo chamado index. html com o seguinte conteúdo:

<html>
<title>Titulo do site</title>
<head>
<meta http-equiv="refresh" content=1;url="http://www.nomedaloja.loja247.com.br">
</head>
<body>
</body>
</html>

Redirecionamento em php

Deverá ser criado no diretório raiz do site , um arquivo chamado index.php com o seguinte conteúdo:


<?php
header("Location: http://www.nomedaloja.loja247.com.br");
?>

2- Domínios novos e/ou não hospedados

Este redirecionamento é feito através de DNS.Para isto é  necessário que contrate conosco  um IP fixo  para  sua  loja . Após efetuar a contratação , acesse o painel de controle da Loja 247, e clique em MEU SITE, onde encontrará o número IP.

Com o ip ativado, é liberado o campo para que informe o seu domínio próprio.  Veja um exemplo:

ip fixo

Agora já poderá configurar o apontamento do seu domínio para o IP  do dominio original da sua loja. Esta configuração é  feita no painel de controle do site do  órgão ou empresa onde o domínio foi registrado.

Iremos exemplificar como esta configuração pode ser feita em um dominio registrado no Registro.br , onde a maioria dos domínios brasileiros estão registrados.Caso seu domínio tenha outro provedor) entre em contato com o suporte dele para obter informações de como proceder.

Como configurar o redirecionamento por DNS

1 – Entre no site registro.br e acesse sua conta de usuário;

2 – Ao ser aberta a janela de domínios, clique no nome do domínio ;

3 – Você neste momento estará nesta panela. Clique em EDITAR  ZONA .

Zona de dns

 

4 –    Agora há 3 colunas de dados a serem informados:

Na primeira digite www;

Mantenha o tipo A na segunda coluna;

Digite o ip da sua loja na terceira coluna.

Em seguida, clique em ADICIONAR.

Skitch(1)

Para finalizar o processo, clique em SALVAR.

Skitch(2)

 

É necessário aguardar em média 24 horas para que o apontamento passe a funcionar.