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Como multiplicar por 3 o faturamento da sua loja em 6 meses usando o Google

“Você já pesquisou no Google?” . Quem nunca ouviu esta frase ao perguntar algo a alguém?

Ou quem nunca ouviu falar no Google? Duvido que você não tenha até hoje ou usado a ferramenta, ou ouvido falar.

Isto porque a ferramenta Google é sinônimo de informação, e sobre quaquer coisa. Basta acessar o site, digitar o que se quer e , como acontece em geral, dezenas, centenas ou milhares de resultados serem disponibilizados em menos de 1 segundo. E então ,basta você ler as opções e clicar na qual acha ser a que mais irá atender sua necessidade de informação.

Entretanto, o que você talvez não saiba é que o Google pode fazer muito mais por você e por sua empresa que fornecer informação. Pode ser uma fonte de faturamento. Isto mesmo, de dinheiro. Hoje em dia , milhares de empresas no mundo inteiro tem usado , com sucesso, o Google com esta finalidade. Algumas até mesmo tem triplicado o seu faturamento, e algumas indo além disto.

Ok Carlos, sei que o Google é usado para aumentar as vendas. Mas como faço isto? Como anunciar e vender meus produtos no Google?

É a pergunta que mais escuto dos meus clientes e de alguns amigos.

Pois bem, resolvi abrir o jogo. A partir de hoje, irei publicar aqui no Blog da Loja 247 uma série especial sobre como usar o google para ganhar dinheiro. Serão 5 artigos detalhando , passo a passo, quais as opções que o Google fornece, e como usa-las de forma efetiva para gerar vendas.

Então , te convido a me acompanhar aqui no Blog, e a estar atento as postagens, pois todos estes artigos serão publicados ainda este mês , e este é o primeiro da série.

Mas antes de entrar propriamente no assunto, te faço algumas perguntas: Você sabe como o Google surgiu? Quem o criou? Onde fica?

Google – Uma breve história

O ano era 1995. Dois jovens de aproximadamente 20 anos são apresentados por amigos em comum na Universidade de Stanford, nos EUA. Reza a lenda que a principio houve uma antipatia bilateral. Como costumam dizer os brasileiros, ‘um não foi com a cara do outro’ . Levou semanas para que começasse a ocorrer uma aproximação. Lentamente foram percebendo que tinham coisas em comum. Entre elas um desejo enorme de criar algo revolucionário na área de tecnologia. Só não sabiam ainda o que era , nem que mudariam completamente o mundo e praticamente a vida de toda pessoa na terra com o negócio que iriam criar juntos 3 anos depois.

Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google.

A principio, começaram a criar o negócio usando o quarto deles no dormitório da faculdade como ‘escritório’. A medida que o negócio começou a crescer e precisaram aumentar a equipe , alugaram a garagem de uma casa. Isto mesmo, como não tinham dinheiro suficiente para alugar uma sala de escritório ou uma casa, fizeram o que foi possivel. Começaram com uma garagem. Assim nasceu em 1998, numa garagem, a empresa Google.

Garagem onde o Google nasceu, em Menlo Park, na Califórnia.

O sucesso de qualquer negócio depende primeiramente de clareza do objetivo e de onde se quer chegar. Veja a declaração da missão do Google, feita por eles em 1998:

A missão do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.

Alguém dúvida que atingiram este objetivo? ☺

Vimos acima que o Google nasceu num quarto, depois foi para uma garagem. E onde fica hoje e qual o tamanho da empresa? Veja abaixo:

Este conjunto de prédios que mais parece um bairro chama-se GooglePlex, e juntos formam a atual sede do Google. O valor de mercado da empresa hoje é de US$ 762 bilhões ou R$ 2,52 trilhões.

Parece que o negócio deu certo, não é mesmo?

Eles chegaram lá. Mas o que o Google pode fazer por você?

O potencial do Google para fazer seu negócio crescer

O Google é hoje o site mais acessado do Brasil e do Mundo.

Fonte: SemRush.com

São, em média, 100 bilhões de visitas/mês.

Aqui no Brasil, em média, 56% das visitas que todos os sites recebem vem do Google. Ou seja, mesmo que você tenha um site, mas se ele não estiver e bem posicionado no Google, esta praticamente invisivel para quem usa a internet.

E o que dizer do poder do Google de gerar faturamento para quem o utiliza com esta finalidade?

Somente no ano passado, no total, ou seja, juntas, empresas que anunciaram no Google tiveram um faturamento de R$ 40 bilhões. E isto aqui no Brasil.

Fantástico . Mas meu negócio é pequeno.

Trabalho só. Nem funcionário tenho.

É uma empresinha de bairro a minha.

Se você pensou ou pensa assim, está na hora de mudar sua forma de pensar. O Google hoje é utilizado po profisionais ou empresas das mais diversas categorias: médicos, dentistas, professores, supermercados, padarias, farmácias,pintores, lanchonetes, etc. Enfim, é para todos que trabalham de forma honesta e que pretendem expandir seu negócio ou faturamento.

Google para todos

Não tenho dinheiro nem pra fazer folheto, quanto mais anúncio no Google.

Outra crença errada que as pessoas tem. Você pode começar a fazer campanhas no Google até com R$ 50,00. Sim, até de graça tem como você aparecer no Google, como veremos mais adiante nesta série.

Quando começar a usar o Google

Ontem é a melhor resposta. Ou seja, se ainda não está usando, já está perdendo visibilidade e dinheiro.

Estou pensando em abrir um negócio. Depois que eu montar tudo e começar a funcionar, vou usar o Google, certo?

Errado. Mesmo antes de abrir o negócio , você já pode e deve usar o Google.

O Carlos tá doido. Eu nem tenho produto ainda , como vou anunciar no Google?

Note eu disse USAR, não ANUNCIAR. Isto porque o Google tem outras utilidades e ferramentas que poderão ser úteis para você , antes mesmo de abrir um novo negócio ou lançar um produto. Isto porque ele te permitir verificar se o mercado escolhido, região, público, enfim, se já existe ou haverá demanda para seu produto ou serviço. Entretanto, como este não é o foco desta série, não irei entrar neste assunto agora, nem explicar no momento como fazer isto, mas brevemente abordarei este assunto aqui no Blog.

O Google é uma poderosa ferramenta de pesquisa de mercado.

Uma outra forma que você, futuro empreendedor, ou mesmo para quem já tem um negócio existente, pode usar o Google é para o trabalho de análise competitiva ou pesquisa de concorrentes. Esta forma estratégica de uso também será tema de um artigo futuro.

Agora , se você já é empreendedor, desde já poderá usar o Google para:

  • Ampliar seu mercado;
  • Conquistar novos clientes;
  • Reconquistar clientes perdidos ou inativos;
  • Lançar e divulgar novos produtos e/ou serviços.

Como? É o que veremos a seguir.

Como usar o Google

São 4 os principais canais/ferramentas de divulgação que o Google disponibiliza e que, se usados corretamente, irão garantir o crescimento do faturamento da sua empresa, em geral, 3x mais, num periodo médio de 6 meses:

  • Adwords;
  • Shopping;
  • Meu Negócio;
  • Resultado de Buscas Orgânicas;

Como utilizados?

Onde se cadastrar?

Como configurar?

Como vender?

Como acompanhar os resultados?

Estas e outras perguntas irei responder nos próximos artigos da série. Irei apresentar cada uma das ferramentas do Google, e explicar passo a passo como utilizar da forma correta cada uma delas. Mesmo que você não tenha dinheiro nenhum, poderá já começar a usar 2 delas, e depois fazer investimentos nas outras 2 .

Então é só aguardar , me acompanhar, aprender e executar. O próximo artigo sai na próxima semana. Até breve.